Sunday, April 1, 2007

ESTE BLOG É DEDICADO AO POVO CIGANO

Este blog é dedicado ao Povo Cigano.Sim,completamente.Ao Povo Cigano de todos os quadrantes,de todos os países,de todos os clãs.É igualmente dedicado àqueles que lhe têm Amor e têm uma Alma Cigana.Àqueles que não viram as costas às suas raízes e se orgulham delas.Bem-vindos sejam portanto.
O porquê de eu ter decidido iniciar este projecto?Anos de estudo,sobre eles e sobre mim.E porque não dizer,sobre nós?Sim,eu descendo de um ramo cujas festas eram sempre brindadas pelos violinos de há quatro gerações ou mesmo mais,muita alegria,muita música e dança,muita família que foi diminuindo aqui em Portugal.Uns foram para o Brasil e outros para os Estados Unidos.De acrescentar que o ramo que veio de Itália se mesclou com o dos Calé,estes que vieram de Espanha(sim,do lado dos meus abuelos),ora como nasci aqui e envolta nas tradições Calé,sou Calhim,com influências dos Sintó.Com provas provadas e muitas conversas familiares,daí eu ser como sou,a minha tradição familiar está bem conservada e até me é permitido fazer coisas que a maioria dos primos e primas não faz,estudar,inovar.Sem nunca perder as minhas raízes.E é uma honra.Sei que tenho missão árdua,mas não impossível,o meu povo precisa de mim,e cá estou para seguir em frente.É maravilhoso ter sangue cigano a correr-me pelas veias!Eu nem devia contar isto mas não admito que me substimem nem à minha família nem aos meus antepassados.Está-me no sangue!Mas eu devo esta homenagem a quem devo,e não vou deixar de fazê-la apenas porque vozes discordantes ou ameaçadoras,talvez invejosas,me persigam.Farta de perseguições estou eu,a indisciplinada.Não,eu não me esqueço dos lugares e das pessoas pelas quais fui discriminada,não me esqueço do olhar da cigana que no hospital me apertou a mão e me perguntou se eu precisava de carinho,ela sabia-me sua congénere,algo que me disse directamente,;os enfermeiros não queriam acreditar pois eu estava limpinha e aparentava um ar culto e correcto(sim,eu estudo e trabalho,é a evolução!sou universitária avessa a trajes académicos e cenas afins.)...Pois é,amigos,os rótulos e etiquetas estão,pouco a pouco a desfazerem-se.Luta-se para que o romanó não morra também e muitas mais coisas.Mas é preciso união e não divisão.
Escrevo este post com raiva,porque não tenho que justificar-me mas acreditem que não me calarão.Continuo bravia,avessa a regras e ditames,vocês não me conhecem...Mas não me façam muitas perguntas.

[continua]

No comments: